O que estão lendo!!!!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pensando o urbano através do evangelho

Os problemas urbanos têem sido hoje muito preocupantes, já que estes causam um certo caos à sociedade.Nossa estrutura de cidade tem sido cada vez pior, vários planejamentos têem sido pensado por vários seguimentos profissionais porém não tem sido fácil sua execução.
 E nós, enquanto evangélicos, o que temos pensado sobre o espaço em que vivemos? Qual tem sido a relação entre a igreja e a cidade? Como a igreja tem pensado o meio urbano? Essas são questões que me preocupo enquanto evangélico sobre o que temos feito para melhor trabalhar os problemas que envolve as cidades, porém creio ser de suma importância nossa participação.
 Somos um número relevantes de "evangélicos" no país, e o que temos feito para mostrar à sociedade que estamos fazendo diferença para melhorar a tal ? Não tenho visto mudança a partir de nós para uma transformação social e cristã de verdade, o que se prega de fato nas igreja? Temos um evangelho do caos e ao meu ver, onde se prega muito e sem uma definição para o que se prega.
  A missão que nos foi dada gira em torno de uma transformação para a sociedade onde este evangelho é levado através de vidas que foram restauradas pelo amor incondicional de Cristo,logo temos que refletir mesmo que falhamente como humanos que somos esse amor.
  Em cima desta missão que podemos pensar sobre onde vivemos e como tem sido nossos relacionamentos dentro desta redes de relacionamentos chamada mundo urbano, temos que caminhar para algo que vá nos caracterizar cristãos de fato e que vá mostrar à sociedade o que seguimos e qual são nossas convicções.
  Concluo meu pensamento dizendo que a partir de nós cristãos é que temos que se preocupar com os caminhos que nossa selva de pedra tem tomado, o Jardim do Éden cimentado está cheio de serpentes enganadoras que todos os dias oferecem frutas podres aos nossos irmãos, envenenados com essas frutas vamos dando continuidade a um sistema que compromete toda nossa integridade.
Temos um pastor,não podemos ficar como ovelhas perdidas por que os lobos estão prontos a nos devorar........

Um comentário:

  1. No espaço urbano há múltiplas relações entre os atores socias cuja individualidade se manifesta de diferentes formas. Há barreiras geográficas invisíveis que fazem com que determinados grupos não frequentem certos lugares por achar que não pertencer a ele - mesmo o espaço sendo público -, o problema da favelização das cidades, que culmina fatalmente em questões de planejamento urbano, saneamento básico e, até em alguns casos, a possibilidade de realocação de pessoas que moram em favelas para um lugar mais afastado do Centro.
    Desde a reforma de Pereira Passos, percebemos a problemática girando em torno da questão do urbano e favelização crescente da cidade do RJ. Nesses mais de 100 de favela, fica bastante evidenciado a desigualdade urbanística através da segregação territorial. Mobilizações feitas pelos próprios moradores dessas comunidades, comunistas e grupos católicos tiveram bastante importância na luta contra a demolição de favelas. Entretanto, quase não se viu a participação de setores da igreja protestante nesta luta.
    Termino dizendo que participar combatendo para solucionar ou tentar amenizar problemas de urbanístico é um dever da igreja de Cristo na Terra. Lutar pela justiça tb é uma forma de buscar a santidade de Deus. É uma outra forma. Entretanto,tão válida quanto a santidade individual.

    ResponderExcluir